Scouting de treinadores

Data:

Imagem por Dimitris Vetsikas por Pixabay

Compartilhe:

O scouting já é uma ferramenta bem conhecida e cada vez mais valorizada quando falamos da observação de jogadores para reforçar uma equipe. No entanto, há uma vertente do scouting que ainda é desconhecida para muitos, mas que está em ascensão. Estamos falando do scouting de treinadores, ou seja, a observação de treinadores.

O que podemos observar em um treinador?

Podemos analisar no treinador diversos aspectos com o objetivo de identificar um perfil ideal para a equipe. Alguns dos aspectos considerados são:

Modelo/ideias de jogo

Acredito que este seja o principal ponto que devemos considerar. É importante analisar o modelo de jogo e as ideias do treinador ao longo dos diversos anos da sua carreira. Assim, podemos perceber se o modelo de jogo que o treinador quer aplicar na equipe vai ao encontro da filosofia do clube. Outra possibilidade muito utilizada, sobretudo em clubes britânicos, é a entrevista com o treinador. Em outras palavras, é um momento entre o candidato a treinador e os tomadores de decisão do clube. Nesse momento o treinador apresenta as suas ideias, além de ser submetido a questões por parte do clube interessado.

Personalidade

É importante caracterizar a personalidade do treinador, tanto dentro do campo como fora dele. Por exemplo, entender como é o treinador no futebol e na vida, se tem uma personalidade forte, mais agressiva, mais tranquila, etc. Essa caracterização é fundamental para entendermos se o treinador se adéqua com o que o clube necessita e pretende para comandar a sua equipe. Podemos observar este aspecto através do seu comportamento e atitude durante o jogo, entrevistas e, até mesmo, questionando ex-jogadores e ex-colegas do profissional em questão.

Plantel do clube

Ligado aos dois últimos aspectos aparece o plantel do clube. É fundamental percebermos se as ideias do treinador são compatíveis com o plantel que o clube tem à sua disposição. Além disso, devemos nos atentar se a personalidade que o treinador tem é compatível com o que os jogadores necessitam, de modo a melhorar o rendimento da equipe e evitar algum mal-estar no vestiário.

A importância do Scouting de treinadores

O scouting de treinadores está em crescimento, pois tem demonstrado grande importância para o sucesso da equipe. Isto porque, através da análise demonstrada nos pontos anteriores, permite-nos identificar um ou mais treinadores que se encaixam no perfil pretendido pelo clube. Quando um perfil de treinador se enquadra com perfeição na filosofia do clube e com o plantel que tem à sua disposição, a possibilidade de ter sucesso é muito grande!

Por sua vez, temos exemplos de treinadores reconhecidos mundialmente, mas que fazem trabalhos medíocres em certos clubes, pois, muitas vezes, eles têm filosofias opostas. Dessa forma, uma das razões para o insucesso poderá ser a má ou a falta de realização de scouting de treinadores no clube.

Contato do Autor
E-mail: diogorunafutebol@gmail.com
WhatsApp: +351 961082732

Confira abaixo um episódio do Podcast sobre o assunto:

Para receber conteúdos como esse em seu e-mail, participe da nossa Newsletter.

spot_img
spot_img

Posts Relacionados

Os dados de GPS devem ser normalizados para monitoramento de desempenho e fadiga no futebol?

Um novo estudo publicado na revista German Journal of Exercise and Sport Research em junho de 2025 questiona a...

O que influencia a velocidade máxima nas partidas ao longo de uma temporada no Futebol?

Um estudo recente analisou a velocidade máxima atingida por jogadores de futebol durante as partidas, levando em consideração...

Tratamentos para dor crônica em jogadores de Futebol

Um estudo em formato de revisão integrativa analisou a eficácia de tratamentos farmacológicos e não farmacológicos na gestão...

Cafeína aumenta atividade cardíaca e precisão de passes em Jogos reduzidos de futebol

Uma pesquisa recente, publicada no Journal of National Kinesiology, conduzida por pesquisadores turcos, examinou os efeitos da ingestão de...

Rodrigo Aquino

Rodrigo Aquino é professor na Universidade Federal do Espírito Santo, onde atua no Departamento de Desportos e como docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado e Doutorado).

É líder do Grupo de Estudos Pesquisa em Ciências no Futebol (GECIF/UFES) e coordenador do Programa Academia e Futebol (Núcleo UFES), financiado pelo Ministério do Esporte. Seu trabalho envolve a coordenação de projetos técnico-científicos em parceria com categorias de base e equipes profissionais de futebol no Brasil.

Rodrigo é graduado em Educação Física e Esporte pela USP, com especialização em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto. Concluiu o mestrado e doutorado em Ciências também pela USP. Acumula experiência prática no futebol desde 2015 como fisiologista e preparador físico em clubes profissionais, além de atuar como treinador e coordenador técnico em categorias de base. Reconhecido academicamente, está entre os 10 cientistas do esporte mais produtivos da América Latina em publicações científicas relacionadas ao futebol.

Neto Pereira

Neto Pereira é um profissional de preparação física e performance esportiva com experiência em clubes do Brasil e do exterior. Atualmente é Preparador Físico no sub-20 do Vasco da Gama.

Trabalhou como Head Performance and Fitness Coach no FC Semey do Cazaquistão (2024). Foi Preparador Físico no Confiança (2023-2024) e Head of Performance and Health no Avaí (2022-2023). Também exerceu o cargo de Coordenador de Performance no Confiança (2022) e trabalhou como Fisiologista no CRB (2021-2022) e no próprio Confiança (2019-2021).

Possui Mestrado em Saúde e Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe e Especialização em Desempenho Humano pela Universidade Tiradentes (Unit). Suas principais competências incluem preparação física, análise de desempenho, força, potência e velocidade no esporte.

Rafael Grazioli

Rafael Grazioli, natural de Canoas (RS), é formado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde também concluiu mestrado e doutorado em Ciências do Movimento Humano.

Com nove anos de experiência atuando como coordenador científico e fisiologista no futebol profissional, ele passou as últimas três temporadas no Guarani de Campinas (SP) antes de ser anunciado pelo Criciúma em janeiro de 2025.