Como é trabalhar com Ciências do Esporte

Data:

Compartilhe:

João Vítor conversou com Fábio Nakamura, Professor e Pesquisador na Universidade da Maia – ISMAI, autor de mais de 400 produções acadêmicas, editor de revistas científicas e uma das maiores referências nas Ciências do Esporte.


Ao longo da conversa, Nakamura compartilhou sua jornada acadêmica e profissional, que o levou do Brasil para Portugal, onde ele desenvolveu sua carreira e fez contribuições significativas para o campo. Durante o episódio, exploramos as diferenças entre as pesquisas no Brasil e em Portugal, destacando como as estruturas acadêmicas e as prioridades de pesquisa variam entre esses dois países.


Além disso, Nakamura compartilhou sua perspectiva sobre a flexibilidade necessária para os pesquisadores, que muitas vezes precisam transitar entre o mercado de trabalho e o meio acadêmico, destacando a importância de equilibrar essas duas esferas em sua carreira. A entrevista também revelou a paixão de Nakamura pelo esporte, especialmente o futebol, e como essa paixão o impulsiona a continuar explorando novos horizontes nas Ciências do Esporte.

Ouça também no Spotify:

Ouça também no Apple Podcasts:

spot_img
spot_img

Posts Relacionados

Futebol na altitude: estudo sobre treinamento intervalado e capacidade de repetir sprints

Um grupo de pesquisadores da Universidad de Cuenca, no Equador, realizou um estudo que investigou os efeitos de...

Quais as taxas de retorno ao futebol após reabilitação em campo para lesões do LCA?

Pesquisadores investigaram a eficácia da reabilitação em campo para jogadores de futebol masculino após reconstrução do ligamento cruzado...

Como a carga de treino afeta o desempenho de jogadores de Futebol?

Um estudo publicado na revista Sport Sciences for Health investigou como a carga de treino interno (percepção de...

Estudo mostrou a eficácia de treinos personalizados para crianças de 5 a 6 anos no futebol

Um estudo desenvolvido por pesquisadores russos, liderados por D.A. Antipov, L.V. Tarasova e A.V. Antipov, demonstrou que aulas...