Estudo investigou o impacto dos jogos reduzidos no desenvolvimento de habilidades em jogadores de Futsal

Data:

Compartilhe:

Estudo realizado por pesquisadores brasileiros, investigou como os jogos reduzidos podem realmente impulsionar o aprendizado e o aprimoramento das habilidades dos jogadores de Futsal.

Liderado por Rafael Batista Novaes, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, o estudo científico foi publicado na Revista Corpoconsciência e contou também com a colaboração de outros pesquisadores da Universidade de São Paulo: Rene Drezner, Thiago André Rigon, Fabio Ferreira Nogueira e Luiz Eduardo Pinto Bastos Tourinho Dantas.

Por que o estudo foi realizado?

O principal objetivo dos pesquisadores era verificar se a prática constante de jogos reduzidos, combinada com orientações específicas, realmente ajuda os jogadores a desenvolverem melhor suas habilidades e a aplicarem o que aprenderam em jogos de futsal completos.

Como foi realizado?

Os pesquisadores acompanharam 18 jovens jogadores de futsal masculino com idades entre 15 e 19 anos ao longo de 17 sessões de treino. Durante essas sessões, eles utilizaram jogos reduzidos com limite no número de toques na bola.

Os pesquisadores compararam o desempenho dos atletas nesses jogos menores com o desempenho em jogos de futsal normais, observando ações como passes e movimentação sem a bola.

Principais resultados

A análise dos dados revelou que os jogos reduzidos realmente incentivaram os jogadores a trocarem mais passes e a se movimentarem melhor para receber a bola sem marcação. O mais importante é que essas ações, praticadas nos jogos reduzidos, se tornaram mais frequentes e de melhor qualidade nos jogos de futsal completos.

Outras ações não diretamente focadas nos jogos reduzidos não sofreram alterações significativas, o que indica que o método de treino atingiu seus objetivos específicos. Os pesquisadores observaram que a forma como os jogadores faziam a bola circular nos jogos reduzidos começou a aparecer também nos jogos completos, mostrando que um estilo de jogo estava sendo desenvolvido ao longo do treinamento.

Portanto, o estudo oferece evidências de que usar jogos reduzidos de forma organizada e com instruções claras pode ser uma ferramenta eficaz para o aprendizado e a melhora das habilidades no futsal.

 
Para receber conteúdos como esse em seu e-mail, participe da nossa Newsletter.
spot_img

Posts Relacionados

Estudo comparou diferenças na eficiência mecânica entre o Futebol masculino e feminino

Uma pesquisa recente realizada por pesquisadores espanhóis liderada por Eider Barba do Institute Real Sociedad, investigou as diferenças...

Estudo investigou a prevalência de transtornos alimentares e autopercepção em relação à Composição Corporal entre jogadores de Futebol

Uma pesquisa recente publicada no "Journal of Human Kinetics" investigou a presença de risco de distúrbios alimentares e...

A exposição à natureza melhora a autorregulação em jogadores de futebol mentalmente fatigados

Um estudo recente, liderado por He Sun e sua equipe de pesquisadores na China, investigou como a exposição...

Estudo investigou como o tamanho do campo em jogos reduzidos afeta o desempenho físico de jovens atletas de Futebol

Um grupo de pesquisadores, liderado por Vicente de Dios-Álvarez, da Universidade de Vigo, Espanha, investigou como o tamanho...