Home Treinamento Técnico-Tático Trabalhar com performance nos Estados Unidos

Trabalhar com performance nos Estados Unidos

0
Trabalhar com performance nos Estados Unidos

 

João Vitor conversou com Leandro Spinola, doutor em Educação Física, trabalhou no Corinthians e atualmente é Head of Sports Science no Memphis FC do Tennessee, Estados Unidos.

Começamos falando sobre sua ida para os EUA e os desafios culturais e linguísticos que enfrentou. Leandro explicou as diversas ligas americanas e os diferentes níveis de trabalho, proporcionando uma visão abrangente do cenário esportivo nos Estados Unidos.

Conversamos também sobre suas expectativas para a Copa América e a Copa do Mundo, e como a cultura dos torcedores americanos se diferencia da brasileira. Leandro também detalhou sua função como Head of Sports Science, mostrando as formações e certificações necessárias para atuar nessa área nos EUA. Ele enfatizou a prioridade dada à segurança dos atletas e as diferenças entre os métodos de treinamento e o perfil dos atletas americanos em comparação com os brasileiros. Encerramos com uma análise das distinções científicas e tecnológicas entre os dois países, ressaltando como essas diferenças impactam o desenvolvimento e a performance no futebol.

Ouça também pelo Spotify:

Ouça também pelo Apple Podcast:

Rodrigo Aquino

Rodrigo Aquino é professor na Universidade Federal do Espírito Santo, onde atua no Departamento de Desportos e como docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado e Doutorado).

É líder do Grupo de Estudos Pesquisa em Ciências no Futebol (GECIF/UFES) e coordenador do Programa Academia e Futebol (Núcleo UFES), financiado pelo Ministério do Esporte. Seu trabalho envolve a coordenação de projetos técnico-científicos em parceria com categorias de base e equipes profissionais de futebol no Brasil.

Rodrigo é graduado em Educação Física e Esporte pela USP, com especialização em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto. Concluiu o mestrado e doutorado em Ciências também pela USP. Acumula experiência prática no futebol desde 2015 como fisiologista e preparador físico em clubes profissionais, além de atuar como treinador e coordenador técnico em categorias de base. Reconhecido academicamente, está entre os 10 cientistas do esporte mais produtivos da América Latina em publicações científicas relacionadas ao futebol.

Neto Pereira

Neto Pereira é um profissional de preparação física e performance esportiva com experiência em clubes do Brasil e do exterior. Atualmente é Preparador Físico no sub-20 do Vasco da Gama.

Trabalhou como Head Performance and Fitness Coach no FC Semey do Cazaquistão (2024). Foi Preparador Físico no Confiança (2023-2024) e Head of Performance and Health no Avaí (2022-2023). Também exerceu o cargo de Coordenador de Performance no Confiança (2022) e trabalhou como Fisiologista no CRB (2021-2022) e no próprio Confiança (2019-2021).

Possui Mestrado em Saúde e Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe e Especialização em Desempenho Humano pela Universidade Tiradentes (Unit). Suas principais competências incluem preparação física, análise de desempenho, força, potência e velocidade no esporte.

Rafael Grazioli

Rafael Grazioli, natural de Canoas (RS), é formado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde também concluiu mestrado e doutorado em Ciências do Movimento Humano.

Com nove anos de experiência atuando como coordenador científico e fisiologista no futebol profissional, ele passou as últimas três temporadas no Guarani de Campinas (SP) antes de ser anunciado pelo Criciúma em janeiro de 2025.