Entenda tecnologia de toque na bola utilizada na UEFA Euro 2024

Tecnologia que indica momento exato de toque na bola é utilizada em confronto na Eurocopa

Por: Gabriel Victor

Postado em:

Atualizado

Foto: Kirill KUDRYAVTSEV / AFP

Durante a última tarde de jogos da Eurocopa 2024, uma nova tecnologia implementada pela UEFA ganhou notoriedade no confronto entre Eslováquia e Bélgica pela primeira rodada da fase de grupos do torneio. Um novo microchip inserido na bola foi utilizado para detectar um toque na mão de Openda no lance que resultou no primeiro gol dos belgas, marcado por Romelu Lukaku.

Foto: REPRODUÇÃO/UEFA.COM

O novo chip implementado pela UEFA serve para detectar o momento exato em que o jogador toca na bola, apresentando assim um gráfico indicando o toque. A princípio, a tecnologia foi pensada para auxiliar os árbitros em lances de impedimento, proporcionando maior certeza do momento em que o jogador toca na bola e dá origem à jogada do gol. Porém, no jogo de ontem, foi demonstrado que o chip também pode ser usado em lances de bola na mão.

Lukaku já havia marcado um gol na partida que também foi anulado com auxílio do chip, ao detectar o momento exato do toque de Leandro Trossard que deu origem à jogada na qual o atacante da Roma estava impedido. A UEFA vem sendo pioneira em diversas tecnologias recentemente, como o impedimento semiautomático, já implementado na última Champions League.

Receba informações no seu e-mail: