Marketing em escolas de futebol

Data:

Imagem: Pixabay

Compartilhe:

É mais comum ações de marketing envolvendo o time principal. Quase não se vê o marketing nas categorias de base. O fato do time principal dar um retorno financeiro maior para a instituição é um dos motivos para que isso aconteça. Porém, os clubes podem ver a base como um atrativo ou uma forma de engajar mais torcedores e atrair novos jogadores. Principalmente com o marketing em escolas de futebol.

Nesse sentido, mesmo os clubes de maior expressão possuírem maior poder aquisitivo, eles não realizam ações voltadas para o marketing em suas escolas de futebol. O marketing poderia ser utilizado como um recurso de captação de patrocínios também para a categoria de base. Além disso, poderia promover ações para aproximar os torcedores dos futuros craques, e com isso trazer um retorno a mais para o clube. Assim, as categorias de base se consolidariam importantes também para a formação dos atletas, onde surgem os grandes craques.

Como é o marketing em escolas de futebol?

A princípio, alguns clubes utilizam da internacionalização de marca para fazer com que as categorias de base sejam mais conhecidas dentro e fora do país. É possível através de ações ou jogos fora do país fazer com que cada vez mais pessoas sejam atraídas pelo clube. Assim como campeonatos mais atrativos e ações bem planejadas e executadas. Com isso os clubes podem ganhar mais recursos financeiros e consequentemente conseguir mais parceiros interessados em patrocinar a base.

Por fim, apesar de pouco explorado, o marketing em escolas de futebol necessita de mais interesse do clube. Porque se o clube demonstrar forte interesse, certamente os torcedores irão abraçar as categorias menores também. Algumas formas de impulsionar as categorias de base são o engajamento nas redes sociais do clube e ações antes dos jogos do profissional.

Veja abaixo um episódio em nosso Podcast sobre o assunto:

Contato da autora – Instagram: @borges_aline08

Para receber conteúdos como esse em seu e-mail, participe da nossa Newsletter.

spot_img
spot_img

Posts Relacionados

Estudo comparou os piores cenários produzidos durante a semana nas sessões de treino com as exigências físicas das partidas

Um grupo de pesquisadores da Universidad San Jorge, na Espanha, liderado por Adrián Díez, conduziu uma investigação sobre...

Análise dos pedidos de tempo técnico em jogos de futsal: quando solicitar e o que esperar?

Compreender a dinâmica e as estratégias utilizadas no futsal de alto rendimento é um tema de interesse contínuo...

Treinamento pliométrico na areia ou na grama?

Um grupo de pesquisadores de instituições brasileiras e norte-americana publicou um estudo na International Journal of Strength and...

Futebol na altitude: estudo sobre treinamento intervalado e capacidade de repetir sprints

Um grupo de pesquisadores da Universidad de Cuenca, no Equador, realizou um estudo que investigou os efeitos de...

Nathália Arnosti

Nathalia Arnosti é uma profissional da Educação Física com formação acadêmica sólida e experiência em alto rendimento esportivo.

Graduada pela Universidade Metodista de Piracicaba (2009), mestre pela mesma instituição (2012) e doutora pela Universidade Estadual de Campinas (2016), sua especialização concentra-se em Treinamento Desportivo, Fisiologia do Exercício e Avaliação Física.

Ao longo de sua carreira, trabalhou em clubes de futebol brasileiro, atuando como Preparadora Física e Fisiologista. Passou por equipes como Ponte Preta (2017), Ferroviária (2017-2018), Grêmio Audax (Libertadores Feminina 2018), Palmeiras (2019), Red Bull Bragantino (2020-2022) e Athletico Paranaense (2022-2024). Atualmente, integra o departamento de desempenho do Cruzeiro (desde 2024) como Sports Physiologist.

Neto Pereira

Neto Pereira é um profissional de preparação física e performance esportiva com experiência em clubes do Brasil e do exterior. Atualmente é Preparador Físico no sub-20 do Vasco da Gama.

Trabalhou como Head Performance and Fitness Coach no FC Semey do Cazaquistão (2024). Foi Preparador Físico no Confiança (2023-2024) e Head of Performance and Health no Avaí (2022-2023). Também exerceu o cargo de Coordenador de Performance no Confiança (2022) e trabalhou como Fisiologista no CRB (2021-2022) e no próprio Confiança (2019-2021).

Possui Mestrado em Saúde e Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe e Especialização em Desempenho Humano pela Universidade Tiradentes (Unit). Suas principais competências incluem preparação física, análise de desempenho, força, potência e velocidade no esporte.

Rafael Grazioli

Rafael Grazioli, natural de Canoas (RS), é formado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde também concluiu mestrado e doutorado em Ciências do Movimento Humano.

Com nove anos de experiência atuando como coordenador científico e fisiologista no futebol profissional, ele passou as últimas três temporadas no Guarani de Campinas (SP) antes de ser anunciado pelo Criciúma em janeiro de 2025.