Você já se perguntou como os grandes jogadores de futebol aprenderam a jogar futebol? Muita gente acredita que a resposta está nas famosas brincadeiras do futebol de “rua”, onde crianças e adolescentes passavam horas chutando bola e desenvolvendo suas habilidades. Mas será que essa tradição ainda existe nos dias de hoje?
Um estudo recente realizado por Thomas Fischer e outros pesquisadores da Unicamp, investigou as práticas de brincadeiras e jogos na infância de jogadores de futebol profissionais, nascidos após o ano 2000. E o estudo trouxe uma resposta surpreendente: sim, a brincadeira de rua ainda faz parte da formação desses atletas!
O que é a Pedagogia da Rua?
A Pedagogia da Rua é um conceito que descreve a forma como muitas crianças aprendem a jogar futebol de maneira informal, nas ruas, praças e campos improvisados. Nesses espaços, os jovens desenvolvem habilidades técnicas, táticas e sociais de forma espontânea e divertida.
Como foi o estudo e o que a pesquisa revelou?
Os pesquisadores entrevistaram jogadores profissionais de futebol tanto do sexo masculino quanto feminino que nasceram após os anos 2000. A pesquisa foi de caráter qualitativo, e teve como destaque que apesar das mudanças nas formas de brincar e dos ambientes urbanos cada vez mais restritos, a bola continua sendo uma grande paixão na infância desses atletas.
Assim como as gerações anteriores, os jovens jogadores de hoje brincam de pique-bandeira, esconde-esconde, queimada e, claro, uma infinidade de jogos com bola, como futebol de rua, travinha e bobinho. Porém, como podemos ver no quadro abaixo, os locais de brincadeiras mudaram em relação ao passado.
Embora as quadras poliesportivas sejam cada vez mais comuns, as ruas e os espaços improvisados ainda são locais importantes para a prática do futebol, mas com menor acesso. Além disso, merece destaque ainda a companhia de amigos em pequenos grupos e inclusive a prática de brincadeiras com bola de forma solitária em suas casas.
O futuro da Pedagogia da Rua
Apesar das mudanças no estilo de vida, a brincadeira de rua continua sendo uma parte importante da formação dos jogadores de futebol. É fundamental que as cidades ofereçam espaços seguros e adequados para que as crianças possam brincar livremente e desenvolver suas habilidades.
Professores e treinadores podem estimular essa prática mesmo em escolas, escolas esportivas e clubes. A cultura lúdica e a pedagogia da rua pode ser vivenciada também em aulas e treinamento, desde que o professor saiba resgatar as particularidades do ambiente informal de aprendizagem.
A pesquisa mostra que a Pedagogia da Rua ainda está viva e continua sendo uma fonte inesgotável de aprendizado para os futuros craques do futebol.
Conversamos com o autor do estudo no Ciência da Bola Lab e você confere abaixo a conversa.
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