Gestão e Patrocínio no Futebol

Data:

Foto de Emerson Vieira na Unsplash

Compartilhe:

A gestão no futebol está relacionada a diversos setores e, por isso, é fundamental para o clube. Gestão e patrocínio obviamente também estão interligados. Portanto, a gestão e o patrocinador precisam trabalhar em conjunto, buscando sempre os mesmos objetivos dentro e fora de campo. Um bom planejamento contribui muito para que ambas as partes saibam quais são os melhores caminhos para atingir os objetivos traçados.

O fato da gestão ainda ser pouco profissional afasta alguns patrocinadores, pois eles não se sentem seguros para investir no clube. A profissionalização é importante para que ambos os lados tenham o entendimento de que o futebol também é um negócio. Com isso, também passarão a entender que o patrocínio não é somente a colocar a marca na camisa de jogo. As boas ativações fazem com que a marca tenha uma visibilidade melhor do que a que possuem no uniforme de jogo. 

A constante evolução do marketing esportivo nos últimos anos contribuiu muito para a evolução e profissionalização da gestão esportiva. Consequentemente, algumas empresas viram uma oportunidade no futebol para estar cada mais inserida no mercado e conhecida pelos fãs do esporte.

Gestão e patrocinadores: conquistar juntos

Uma boa gestão faz times serem vitoriosos, fazendo com que os patrocinadores dos clubes sejam sempre lembrados pela conquista. Muitos torcedores procuram consumir os produtos dos patrocinadores do seu time do coração, pois acreditam que estão ajudando seu clube. Assim, é fundamental que o clube e o patrocinador busquem diferentes maneiras de estarem cada vez mais perto do torcedor.

Gestão e patrocínio: Palmeiras é “case” de sucesso

Um bom exemplo de gestão e patrocínio é a parceria entre Palmeiras e Crefisa, que começou em 2015 e vai até 2021. A parceria obteve muitas conquistas nos últimos anos, entre elas a Libertadores de 2020, uma grande obsessão para todos os palmeirenses.

No início dos anos 90 a história do Palmeiras ficou marcada pela era Parmalat, que contou com 11 títulos em 9 anos. Bem como o século passado, o Palmeiras vem ganhando muitos títulos e conta com grande retorno financeiro. Porém, dessa vez, a empresa parceira é a Crefisa.

Além do patrocínio, a Crefisa também aproveita para divulgar seus produtos em jogos do Palmeiras. Como resultado, a grande visibilidade do clube faz com que os produtos de seus patrocinadores também sejam conhecidos pelos torcedores de outros times.

Por fim, é importante ressaltar que patrocinar um time de futebol pode valorizar muito a marca devido a sua visibilidade. E com uma gestão profissional é possível ter bons retornos financeiros, conquistando títulos e realizando ativações com os patrocinadores. Portanto, o patrocínio é uma das principais receitas dos clubes brasileiros e, se for bem explorado, renderá grandes retornos ao clube e aos torcedores.

Contato da autora:
Instagram: @borges_aline08

Confira abaixo um episódio em nosso Podcast sobre o assunto:

Para receber conteúdos como esse em seu e-mail, participe da nossa Newsletter.

spot_img
spot_img

Posts Relacionados

Estudo comparou os piores cenários produzidos durante a semana nas sessões de treino com as exigências físicas das partidas

Um grupo de pesquisadores da Universidad San Jorge, na Espanha, liderado por Adrián Díez, conduziu uma investigação sobre...

Análise dos pedidos de tempo técnico em jogos de futsal: quando solicitar e o que esperar?

Compreender a dinâmica e as estratégias utilizadas no futsal de alto rendimento é um tema de interesse contínuo...

Treinamento pliométrico na areia ou na grama?

Um grupo de pesquisadores de instituições brasileiras e norte-americana publicou um estudo na International Journal of Strength and...

Futebol na altitude: estudo sobre treinamento intervalado e capacidade de repetir sprints

Um grupo de pesquisadores da Universidad de Cuenca, no Equador, realizou um estudo que investigou os efeitos de...

Nathália Arnosti

Nathalia Arnosti é uma profissional da Educação Física com formação acadêmica sólida e experiência em alto rendimento esportivo.

Graduada pela Universidade Metodista de Piracicaba (2009), mestre pela mesma instituição (2012) e doutora pela Universidade Estadual de Campinas (2016), sua especialização concentra-se em Treinamento Desportivo, Fisiologia do Exercício e Avaliação Física.

Ao longo de sua carreira, trabalhou em clubes de futebol brasileiro, atuando como Preparadora Física e Fisiologista. Passou por equipes como Ponte Preta (2017), Ferroviária (2017-2018), Grêmio Audax (Libertadores Feminina 2018), Palmeiras (2019), Red Bull Bragantino (2020-2022) e Athletico Paranaense (2022-2024). Atualmente, integra o departamento de desempenho do Cruzeiro (desde 2024) como Sports Physiologist.

Neto Pereira

Neto Pereira é um profissional de preparação física e performance esportiva com experiência em clubes do Brasil e do exterior. Atualmente é Preparador Físico no sub-20 do Vasco da Gama.

Trabalhou como Head Performance and Fitness Coach no FC Semey do Cazaquistão (2024). Foi Preparador Físico no Confiança (2023-2024) e Head of Performance and Health no Avaí (2022-2023). Também exerceu o cargo de Coordenador de Performance no Confiança (2022) e trabalhou como Fisiologista no CRB (2021-2022) e no próprio Confiança (2019-2021).

Possui Mestrado em Saúde e Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe e Especialização em Desempenho Humano pela Universidade Tiradentes (Unit). Suas principais competências incluem preparação física, análise de desempenho, força, potência e velocidade no esporte.

Rafael Grazioli

Rafael Grazioli, natural de Canoas (RS), é formado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde também concluiu mestrado e doutorado em Ciências do Movimento Humano.

Com nove anos de experiência atuando como coordenador científico e fisiologista no futebol profissional, ele passou as últimas três temporadas no Guarani de Campinas (SP) antes de ser anunciado pelo Criciúma em janeiro de 2025.