Fale com nossa equipe
A imagem mostra um jovem ouvindo música com fones de ouvido e atrás há uma escadaria cor de laranja que dá acesso à uma arquibancada

Como é VO₂ máximo em jogadores de Futebol?

Por: Felipe Endrigo

Postado

-

Atualizado em

A capacidade aeróbia é um dos principais fatores que possibilitam a sustentação de altas taxas de trabalho durante os 90 minutos de uma partida. Desta forma, é de suma importância quantificá-la para entender melhor como se encontram os atletas em condições cardiovasculares, para fazer uma preparação adequada.  Sendo assim, o melhor indicador para fazer este monitoramento é conhecido como VO₂ máximo. 

O VO₂ máximo é a capacidade do sistema respiratório em captar, metabolizar e transportar oxigênio a fim de proporcionar energia para o corpo durante uma contração muscular. Resumidamente, é o maior volume de oxigênio que uma pessoa consegue captar por um determinado período durante um exercício. O VO₂ máximo é expresso em mililitros de oxigênio por quilograma por minuto (ml/kg/min) relativamente ao peso corporal do avaliado. 

Neste sentido, pelo futebol ser um esporte predominantemente aeróbio, um maior pico de VO₂ máximo traz informações importantes a respeito de como o atleta pode performar durante a partida. 

Como calcular/medir o VO₂ máximo de um atleta?

Para fazer este controle de desempenho, existem alguns protocolos que podem ser utilizados para avaliar o VO₂ máximo no Futebol. Os testes de VO₂ máximo variam entre protocolos de laboratório e testes de campo. Dentre as opções de protocolos utilizados para esta finalidade temos alguns conhecidos, como, por exemplo:

Teste ergoespirométrico:

Este é um teste ergométrico de laboratório e deve ser realizado em uma esteira ou bicicleta. Este é um exame que fornece dados fisiológicos e traz consigo a grande vantagem da quantidade de informações (oxigenação, frequência cardíaca, troca de gases, limiares, etc.). Além disso,  os dados obtidos durante o teste são muito precisos. Por outro lado, exige uma infraestrutura maior por parte do clube e demanda mais tempo para realizá-lo. 

Teste de Cooper:

O teste de Cooper consiste em um protocolo de campo bem simples, onde o atleta deve percorrer durante 12 minutos, a maior distância possível.  Este teste é realizado em pistas de atletismo e tem por objetivo calcular o VO₂ máximo em função da distância percorrida pelo tempo.

Yoyo Test

Yoyo teste também é um teste de campo, que preconiza corridas de ida e volta entre uma distância de 20 metros. O ritmo da corrida é demarcado por um sinal sonoro, e seu fim é caracterizado quando o atleta não consegue mais acompanhar o ritmo imposto pelo teste. Portanto o VO₂ máx do atleta é obtido neste momento.

Ainda sobre o Yoyo teste, existem algumas variações do teste tradicional (Yoyo endurance) como o Yoyo intermintent e o Recovery intermitente. Assim, vale destacar que uma vantagem deste teste, é que ele pode ser aplicado em campo, tornando mais acessível a sua aplicação. Além disso, a sua característica é intermitente, em que se assemelha melhor às demandas impostas por uma partida de futebol.

VO₂ no Futebol

Agora que já entendemos o que é VO₂ máximo e como predizê-lo, entenderemos como ele se manifesta durante a partida de futebol. 

Os valores de VO₂ máximo podem variar conforme a faixa etária analisada. Estudos demostraram que uma boa capacidade aeróbia, possibilita ao atleta suportar melhor exercícios de longa duração, assim como aumentar a velocidade da ressíntese dos fosfatos (ATP-CP) responsáveis por fornecer energia para os períodos de alta intensidade. Desta forma, o valor mínimo considerado ideal para a prática do futebol seria de 55ml/kg/min.

Vale destacar que além da idade, fatores como: sexo, dimensão da composição corporal e a posição exercida pelos atletas, também influenciam nos valores de VO₂ máximo. Entretanto, a correlação entre VO₂ máximo e posição, está mais ligada a jogadores profissionais, não apresentando evidencias tão significativas nas categorias de base.

Desta forma, em equipes profissionais os valores de VO₂ máximo variam de 47ml/kg/min até 70ml/kg/min segundo a posição do jogador.  Nesse caso, os valores encontrados nos meio campistas e laterais geralmente são superiores aos demais valores encontrados nas outras posições. Em suma, estes resultados estão relacionados às diferenças entre as funções exercidas por cada posição durante o jogo.

 

▷ Teste Yo-Yo Para que serve e como é utilizado?【HSN Blog】
Fonte: hsnstore


VO₂ máximo e relação com frequência cardíaca (FC) e limiar anaeróbio (LA)

O futebol é um esporte com características energéticas mistas. Assim, definir limiares é um procedimento importante para o melhor conhecimento individual de seus atletas. Além disso, é essencial para o conhecimento das características presentes em diferentes posições. Nesse sentido, duas métricas estão atreladas ao VO₂ máximo, a frequência cardíaca e o limiar anaeróbio.

No geral, o que podemos perceber é uma relação linear entre Frequência Cardíaca e VO₂ máximo, haja vista que valores próximos do máximo da Frequência cardíaca, indicam uma maior percentagem de VO₂ sendo utilizada para a realização de determinada atividade.  

Deste modo, podemos entender que o controle da FC durante treinamentos e jogos, nos permite compreender qual o grau de esforço que o atleta está sendo submetido. E assim predizer limiares para direcionar o treino da melhor forma para o objetivo proposto. 

Já o limiar anaeróbio pode ser definido como uma transição de metabolismos, ou seja, uma mudança na via energética predominante na produção de energia, onde passa de aeróbio para anaeróbia. Basicamente, ela é provocada por exercícios com uma intensidade muito elevada, em que o nível de produção de lactato é maior que a capacidade do corpo em removê-lo. Provocando assim uma hiperventilação e uma sensação de queimação muscular, não conseguindo ser suportado por um período muito elevado de tempo.

Portanto, um Limiar Anaeróbio elevado permite ao atleta realizar atividades com intensidades mais elevadas, sem haver o acúmulo progressivo de ácido lático no sangue. Ou seja, permite ao atleta se manter em uma intensidade maior durante um período também maior. Desta forma, o atleta que consegue utilizar uma maior porcentagem do seu VO₂ máximo sem entrar em acidose metabólica tem vantagens competitivas em relação a seu adversário.

Entretanto, na literatura não há um consenso de valores absolutos de VO₂ máximo e Limiar anaeróbio em atletas de futebol, os estudos citam porcentagens entre 75% até 86% de VO₂ máximo para atingir o Limiar Anaeróbio. 

O que podemos entender sobre o VO₂ máximo?

Devido à complexidade do tema, não há um consenso na literatura referente a algumas questões relacionados ao assunto. Porém, entender a base do VO₂ máximo e conhecer sobre relação dos fatores que podem influenciá-lo, são características importantes para um bom profissional que atuará no futebol. 

Portanto, neste texto conseguimos ter uma noção maior de um dos principais índices fisiológicos presentes no futebol. Entendemos o que é VO₂ e como podemos mensurá-lo.

Ainda foi citado alguns valores de referência e a sua relação com demais indicadores fisiológicos como Frequência Cardíaca e Limiar Anaeróbio.


Contato do autor:
Instagram: endrigo_f
E-mail: endrigof1@gmail.com

Receba nossa Newsletter

A imagem mostra um jovem ouvindo música com fones de ouvido e atrás há uma escadaria cor de laranja que dá acesso à uma arquibancada

Ouça nosso Podcast GRATUITO

Gostou dos conteúdos do Ciência da Bola? Deixe seu e-mail e te enviaremos mais.