Importância do Futsal para o Futebol

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Foto por Markus Spiske/Pexels

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Frequentemente vemos profissionais do meio do futebol serem indagados sobre a importância do Futsal na formação do atleta para, futuramente, adentrar no Futebol. Em suma, as respostas compreendem que o Futsal é um esporte importante para o coirmão, pois ele induz o atleta a tomar decisões mais rapidamente.

No entanto, como estamos falando da tomada de decisão, não seria mais interessante para o futuro atleta de futebol tomar decisões no contexto competitivo desse esporte? Não necessitando, portanto, de outro esporte para servir como apêndice?

Por outro lado, se constatarmos que é realmente importante o ambiente competitivo do Futsal para o atleta de Futebol, é possível haver transferência de habilidades motoras de um esporte para o outro?

Vamos responder estas perguntas no decorrer do texto.

Abordagem pedagógica centrada no Ensino dos Jogos Desportivos Coletivos

Há muito, o autor francês Claude Bayer constatou que perante o grande número de esportes coletivos existentes, professores dão preferência a somente uma atividade específica no momento em que definem o planejamento das atividades. Seja em função das condições materiais que a instituição – escola convencional ou de escolinhas esportivas – oferece ou por motivos socioculturais.

Nesse sentido, o autor apresentou princípios operacionais válidos aos esportes pertencentes à categoria dos Jogos Desportivos Coletivos (JDC). Assim, os professores podem construir uma estratégia pedagógica que privilegie o ensino das competências motoras gerais, em detrimento da especialização precoce em qualquer esporte.

“Privilegiando […] a aprendizagem destes princípios operacionais transferíveis de uma atividade para a outra, e as atitudes consequentes, os docentes poderão preparar cada jogador para a prática posterior a especialidade da sua escolha”.

(BAYER, 1994, p. 7).

Dessa forma, ao apresentar uma proposta pedagógica unificada, de maneira racional e coerente, de diversas modalidades esportivas pertencentes ao universo dos Jogos Desportivos Coletivos, é necessário trazer ao debate o pressuposto teórico que sustenta a tese de Bayer: o conceito de transfert, ou seja, transferências de habilidades motoras de um esporte para o outro.

Transferência de Habilidades Motoras

“[…] existe um transfert da aprendizagem sempre que uma aprendizagem modifica, facilitando, ou pelo contrário inferindo com ela, uma outra aprendizagem, e que se lhe segue ou a que a precede”

(BAYER, 1994, p. 18).

A citação acima não compreende a totalidade de significação sobre o transfert, no entanto, se mostra como uma boa introdução para compreendermos tal conceito. Portanto, o transfert se apresenta como:

Transfert proativo – aprendizagem anterior modifica a aprendizagem presente:

  • Com efeito positivo (facilitação proativa);
  • Com efeito negativo (interferência ou inibição proativa);

Transfert retroativo – a aprendizagem atual modifica os hábitos adquiridos anteriormente:

  • Com efeito positivo (facilitação retroativa);
  • Com efeito negativo (interferência ou inibição retroativa).

Em contrapartida, para que a abordagem pedagógica seja eficiente, o professor deve estar ancorado numa teoria da aprendizagem condizente com o que vimos até então.

“O transfert nesta abordagem fenômeno-estrutural, que será por nós adotada, assenta sobre o conjunto de estruturas existente entre duas tarefas, conjunto reconhecido pelo sujeito. Porque este último, em relação ao enquadramento, adota uma atitude que lhe permite assinalar, ou não, esta analogia, e isto em função das significações que dá às diversas situações por que passa, que interpreta, organizando a sua percepção e que orienta a escolha dos diferentes meios, que selecionará de maneira mais ou menos explícita e utilizar no seu contato real “aqui e agora.”

(BAYER, 1994, p. 25).

Em suma, o autor francês considera que se o transfert da aprendizagem existe, o mesmo deve ser interpretado à luz da teoria fenômeno-estrutural. Isso porque, segundo o autor, a aprendizagem será facilitada logo que o jogador percebe, em uma estrutura do jogo, uma identidade com uma estrutura já encontrada em outro momento.

Qual a importância do Futsal para a formação do atleta de Futebol?

Por fim, considerando o tansfert de habilidades motoras, é evidente a importância do Futsal para a formação do futuro atleta de futebol. No entanto, precisamos entender que não somente o Futsal, mas sim todos os esportes coletivos são importantes para a aquisição de habilidades motoras da criança.

Ainda assim, é necessário ressaltar que, desde o princípio, a abordagem pedagógica considere a intencionalidade, tanto ao nível do ensino como da aprendizagem, como fator preponderante neste contexto. Ou seja, para que a transferência de habilidades motoras de um esporte para outro – em nosso caso, Futsal para o Futebol – seja efetiva, o professor deve ter um programa de treinamento bem planejado e centrado, intencionalmente, no objetivo preconizado.

Contatos do autor:
E-mail: tassiosardinha@gmail.com
Instagram: @tsardinha1

Links e Referências

O ensino dos desportos coletivos

Confira abaixo um episódio do Podcast sobre o assunto:

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João Bonfatti

João Bonfatti atualmente trabalha como Coordenador do setor de Análise de Desempenho no América-MG. Antes disso, teve passagens pelo Vasco da Gama, onde atuou em diferentes categorias: foi auxiliar técnico do Sub-20, treinador interino do Sub-17 e auxiliar técnico do Sub-17.

Atuou também pelo Atlético-MG, onde desempenhou o papel de auxiliar técnico do Sub-15. No Corinthians, auxiliar técnico do Sub-14, além de exercer a função de supervisor metodológico.

Sua formação inclui o Bacharelado em Futebol pela Universidade Federal de Viçosa e a Licença B da CBF Academy, o que reforça sua base teórica e prática no desenvolvimento de atletas.

Felipe Bonholi

Felipe Bonholi integra a equipe do Palmeiras como Analista de Desempenho no Centro de Formação de Atletas (CFA), contribuindo para o desenvolvimento e acompanhamento de jovens talentos.

Antes disso, acumulou cinco anos de experiência na Ferroviária, onde atuou como Analista de Desempenho da equipe profissional, e no São Carlos Futebol Clube na mesma função.

Sua formação acadêmica inclui Bacharelado em Administração de Empresas pela UNIARA (2014–2017) e graduação em andamento em Educação Física pela mesma instituição, iniciada em 2019.

Com sólida base teórica e ampla experiência prática, Felipe Bonholi se destaca por sua capacidade de integrar análise técnica, gestão e visão estratégica no contexto esportivo, contribuindo para o desempenho e evolução de atletas e equipes.

Mylena Baransk

Mylena Baransk é doutora em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná e mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, onde também concluiu sua graduação em Educação Física – Bacharelado. Especialista em futsal com foco em análise de desempenho, atuou como docente em cursos do ensino superior e analista de desempenho no futebol.

Atualmente, exerce a função de analista de desempenho no Clube Atlético Mineiro, onde trabalha desde agosto de 2024. Antes disso, desempenhou a mesma função na Associação Ferroviária de Esportes entre março e agosto de 2024, atuando em Araraquara, São Paulo.

Além da atuação em clubes, possui experiência acadêmica como docente, tendo lecionado na UniCesumar entre julho e outubro de 2023, em Curitiba, Paraná. Também foi professora na UNIFATEB, onde atuou por quase três anos, de fevereiro de 2021 a outubro de 2023, em Telêmaco Borba, Paraná.

Com forte presença na área de análise de desempenho no futebol, também é CEO da Statisticsfut, onde se dedica ao desenvolvimento de conteúdos e estratégias voltadas à análise estatística e desempenho esportivo.

Nathália Arnosti

Nathália Arnosti é uma profissional de destaque na área de Fisiologia do Esporte e Preparação Física, com sólida formação acadêmica e ampla experiência no futebol brasileiro.

Bacharel e mestre em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba e doutora pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ela construiu uma carreira marcada pela integração entre ciência e prática esportiva.

No cenário dos clubes, já contribuiu com equipes como Athletico Paranaense, Red Bull Bragantino, Palmeiras, Audax, Ferroviária e Ponte Preta. Em janeiro de 2024, assumiu o cargo de fisiologista do Cruzeiro, reforçando seu papel como referência no acompanhamento e otimização do desempenho esportivo.

Rodrigo Aquino

Rodrigo Aquino é professor na Universidade Federal do Espírito Santo, onde atua no Departamento de Desportos e como docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado e Doutorado).

É líder do Grupo de Estudos Pesquisa em Ciências no Futebol (GECIF/UFES) e coordenador do Programa Academia e Futebol (Núcleo UFES), financiado pelo Ministério do Esporte. Seu trabalho envolve a coordenação de projetos técnico-científicos em parceria com categorias de base e equipes profissionais de futebol no Brasil.

Rodrigo é graduado em Educação Física e Esporte pela USP, com especialização em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto. Concluiu o mestrado e doutorado em Ciências também pela USP. Acumula experiência prática no futebol desde 2015 como fisiologista e preparador físico em clubes profissionais, além de atuar como treinador e coordenador técnico em categorias de base. Reconhecido academicamente, está entre os 10 cientistas do esporte mais produtivos da América Latina em publicações científicas relacionadas ao futebol.

Neto Pereira

Neto Pereira é um profissional de preparação física e performance esportiva com experiência em clubes do Brasil e do exterior. Atualmente é Preparador Físico no sub-20 do Vasco da Gama.

Trabalhou como Head Performance and Fitness Coach no FC Semey do Cazaquistão (2024). Foi Preparador Físico no Confiança (2023-2024) e Head of Performance and Health no Avaí (2022-2023). Também exerceu o cargo de Coordenador de Performance no Confiança (2022) e trabalhou como Fisiologista no CRB (2021-2022) e no próprio Confiança (2019-2021).

Possui Mestrado em Saúde e Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe e Especialização em Desempenho Humano pela Universidade Tiradentes (Unit). Suas principais competências incluem preparação física, análise de desempenho, força, potência e velocidade no esporte.

Rafael Grazioli

Rafael Grazioli, natural de Canoas (RS), é formado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde também concluiu mestrado e doutorado em Ciências do Movimento Humano.

Com nove anos de experiência atuando como coordenador científico e fisiologista no futebol profissional, ele passou as últimas três temporadas no Guarani de Campinas (SP) antes de ser anunciado pelo Criciúma em janeiro de 2025.