O Ciência da Bola conversou com o treinador de goleiros Simão Correa, atualmente nas categorias de base do Novorizontino. Simão apresentou seu panorama sobre como é a estruturação do treinamento de goleiros, desde a divisão de idades e objetivos formativos até a aplicação de sessões de treinos semanais.
A importância do desenvolvimento motor na formação do goleiro
Na conversa, Simão enfatizou sobre a importância das fases do desenvolvimento motor para a construção de um repertório motor amplo e completo, especialmente entre 7 e 14 anos. Os atletas nesta idade ainda estão em desenvolvimento e não é interessante especializar apenas com movimentos de uma posição. Por isso é fundamental que nessas idades o treinador de goleiros tenha um conhecimento sobre esse processo.
“Compreender as fases do desenvolvimento motor é essencial para o profissional entender as necessidades individuais e coletivas em cada faixa etária, proporcionando uma sessão de treino rica em desenvolvimento e um ambiente de ensino aprendizagem completo”, explicou Simão.
Além disso, Simão destacou também sobre como o treinador de goleiros deve interagir e compreender o trabalho de outros membros da comissão técnica. Especialmente com os preparadores físicos e treinador, pois é extremamente importante a criação de um planejamento conjunto que atenda as necessidades específicas de cada fase do desenvolvimento do atleta.
Lidando com a oscilação de performance e a individualidade dos goleiros
É preciso sempre lidar com a oscilação de performance dos goleiros, especialmente na adolescência, período de grande desenvolvimento físico e emocional. Nessa fase, é comum acontecer mudanças tanto físicas quanto comportamentais no atleta. E a cobrança excessiva por parte do treinador de goleiros pode acabar causando maior queda de rendimento e até desmotivação do atleta.
“Cada jogador tem sua individualidade e reage de forma diferente ao erro. É preciso entender que o processo de formação inclui erros e acertos. O importante é trabalhar com eles de forma individualizada, compreendendo suas necessidades e explorando suas potencialidades”, afirmou Simão.
Planejamento e construção de sessões de treino
Durante a conversa, Simão apresentou exemplos de como ele organiza e estrutura treinos durante a semana e que pode ajudar profissionais que estão envolvidos no treinamento de goleiros.
Simão destacou que “é necessário que o treinador de goleiros faça sessões de treino de forma criativa com o objetivo de torná-las mais desafiadoras e completas para que promovam o desenvolvimento técnico, tático e comportamental do goleiro, especialmente em relação ao jogo com os pés. Desta forma, o treinador de goleiros proporciona uma maior evolução do atleta perante os desafios que o futebol atualmente exige.”
Para assistir a conversa completa com Simão Corrêa e ter acesso a detalhes sobre como organizar treinamentos, acesse o link abaixo: