Videogame como ferramenta de treinamento para jovens jogadores

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Nos dias de hoje, a tecnologia está cada vez mais presente no mundo dos esportes, trazendo transformações significativas nas práticas tradicionais. O futebol, em particular, tem se beneficiado dessas inovações tecnológicas, principalmente no âmbito profissional. Um estudo recente, realizado por pesquisadores liderados por Angel Carnero-Diaz do Departamento de Educação Física e Esporte da Universidade de Sevilha, revelou que o uso de videogames pode ser uma ferramenta eficaz para melhorar a atenção e o desempenho desses atletas.

O estudo foi publicado na revista científica JMIR Seriouse games com o título: The Effect of a Novel Video Game on Young Soccer Players’ Sports Performance and Attention: Randomized Controlled Trial.
Vamos entender melhor o que diz o estudo:

Estudo com Jovens Jogadores

O estudo envolveu 12 jovens jogadores de futebol, com idades entre 8 e 9 anos, que treinavam três vezes por semana. Os jogadores foram divididos em dois grupos: um grupo de controle (GC) e um grupo experimental (GE). Enquanto o grupo de controle assistia a vídeos de gols e respondia perguntas sobre os mesmos, o grupo experimental participava de sessões de treinamento de atenção utilizando um videogame.

Procedimento e Avaliação

Durante seis semanas, os jovens jogadores mantiveram sua rotina regular de treinos, mas o grupo experimental também realizava sessões de 15 minutos, duas vezes por semana, jogando um videogame projetado para melhorar a atenção. A performance dos jogadores foi avaliada antes e depois da intervenção usando a Ferramenta de Avaliação de Desempenho no Jogo (GPET), além de medições de atividade muscular e condutância da pele.

Fonte da imagem: Artigo

Resultados

Os resultados foram animadores. O grupo experimental mostrou uma melhora significativa na taxa de sucesso das tarefas no videogame após o período de intervenção. Em termos de tomada de decisão no futebol, o grupo que jogou videogame também apresentou melhorias perceptíveis em relação ao grupo de controle. Curiosamente, não houve diferenças significativas na atividade muscular e nos níveis de suor entre os dois grupos, sugerindo que o jogo em si não provocou ansiedade adicional.

Impacto na Tomada de Decisão

Os pesquisadores destacaram que o videogame ajudou a aprimorar a atenção e a tomada de decisão dos jovens jogadores. Embora o grupo de controle tenha mostrado resultados ligeiramente melhores nas decisões de chute, a explicação possível é que o grupo experimental desenvolveu habilidades de atenção que melhoraram sua tomada de decisão durante o jogo, reduzindo a frequência de tentativas de chute.

Limitações e Futuras Pesquisas

Apesar dos resultados promissores, o estudo teve algumas limitações. O tamanho da amostra foi pequeno e a duração da intervenção relativamente curta. Estudos futuros poderiam envolver mais participantes e avaliar os efeitos a longo prazo da intervenção com videogame. Além disso, seria interessante analisar o impacto do treinamento em situações reais de jogo.

Conclusão

Este estudo sugere que o uso de videogames pode ser uma ferramenta valiosa para melhorar aspectos psicológicos e de desempenho em jovens jogadores de futebol. Ao oferecer uma forma divertida e envolvente de treinamento, os videogames podem ajudar a desenvolver habilidades cruciais como a atenção e a tomada de decisão, contribuindo para o sucesso a longo prazo desses atletas em formação.

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui

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Rodrigo Aquino

Rodrigo Aquino é professor na Universidade Federal do Espírito Santo, onde atua no Departamento de Desportos e como docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado e Doutorado).

É líder do Grupo de Estudos Pesquisa em Ciências no Futebol (GECIF/UFES) e coordenador do Programa Academia e Futebol (Núcleo UFES), financiado pelo Ministério do Esporte. Seu trabalho envolve a coordenação de projetos técnico-científicos em parceria com categorias de base e equipes profissionais de futebol no Brasil.

Rodrigo é graduado em Educação Física e Esporte pela USP, com especialização em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto. Concluiu o mestrado e doutorado em Ciências também pela USP. Acumula experiência prática no futebol desde 2015 como fisiologista e preparador físico em clubes profissionais, além de atuar como treinador e coordenador técnico em categorias de base. Reconhecido academicamente, está entre os 10 cientistas do esporte mais produtivos da América Latina em publicações científicas relacionadas ao futebol.

Neto Pereira

Neto Pereira é um profissional de preparação física e performance esportiva com experiência em clubes do Brasil e do exterior. Atualmente é Preparador Físico no sub-20 do Vasco da Gama.

Trabalhou como Head Performance and Fitness Coach no FC Semey do Cazaquistão (2024). Foi Preparador Físico no Confiança (2023-2024) e Head of Performance and Health no Avaí (2022-2023). Também exerceu o cargo de Coordenador de Performance no Confiança (2022) e trabalhou como Fisiologista no CRB (2021-2022) e no próprio Confiança (2019-2021).

Possui Mestrado em Saúde e Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe e Especialização em Desempenho Humano pela Universidade Tiradentes (Unit). Suas principais competências incluem preparação física, análise de desempenho, força, potência e velocidade no esporte.

Rafael Grazioli

Rafael Grazioli, natural de Canoas (RS), é formado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde também concluiu mestrado e doutorado em Ciências do Movimento Humano.

Com nove anos de experiência atuando como coordenador científico e fisiologista no futebol profissional, ele passou as últimas três temporadas no Guarani de Campinas (SP) antes de ser anunciado pelo Criciúma em janeiro de 2025.