As 4 vertentes do futebol: uma metodologia para desenvolver o jogador

Por: Diogo Runa

Postado

Atualizado em

Foto de Marcel Strauß na Unsplash

Craig Simmons, ex-consultor da Federação inglesa, criou o modelo das 4 vertentes no futebol. Essa metodologia tem seu nome original de 4 cantos. A finalidade do projeto era auxiliar treinadores a planejar e realizar sessões de treinos, visando uma melhor aprendizagem e desenvolvimento dos jogadores. Desse modo, essa metodologia permite que os jogadores atinjam o seu potencial máximo.

A análise de Desempenho/performance permite que os treinadores analisem o desempenho do jogador em cada um dos quatro cantos. Isso ajudará o treinador a planejar sessões de treino futuras, de modo a melhorá-los.

Esta metodologia oferece uma ferramenta de reflexão. Ou seja, os treinadores podem usar para suas observações, reflexões e decisões sobre como melhor apoiar as necessidades individuais dos jogadores. Assim, pode-se verificar qual o nível de desenvolvimento do jogador, bem como suas capacidades de jogo, desempenho e potencial.

“A habilidade do treinador se baseia em como se adaptar para atender às necessidades individuais. Um jogador pode precisar de muito apoio no canto técnico, outro no físico e assim por diante. O processo de atender às necessidades individuais é muitas vezes referido como ‘diferenciação’, sendo a habilidade do treinador fornecer um suporte ligeiramente diferente, mas apropriado, para melhor atender às necessidades dos jogadores que ele treina.” Craig Simmons.

As 4 vertentes do futebol

A metodologia dos 4 cantos (ou 4 vertentes do futebol) engloba quatro partes principais que são vitais e fundamentais para qualquer jovem futebolista em desenvolvimento: elementos técnico-táticos, físicos, psicológicos e sociais. Estes são os 4 cantos que, apesar de se apresentarem em separado, estão sempre atuando em simultâneo, se influenciando. Entretanto, embora se enfatize a relação entre todos os cantos, o foco específico pode ser colocado em qualquer um deles, de modo a atender às necessidades individuais do jogador.

Este modelo pode ser aplicado a todos os jogadores, independentemente da idade ou capacidade. Todos são diferentes e os jogadores terão suas próprias necessidades individuais em qualquer ponto de seu desenvolvimento.

Entendendo os 4 cantos

Cada um dos cantos explora competências fundamentais e distintas num jogador de futebol. Vamos conhecer mais os detalhes de cada um dos cantos?

  • Técnico-tático: este canto reconhece as habilidades necessárias para o futebol, como o passe, recepção, remate, posicionamento ou a reação à transição ofensiva. Um exemplo deste canto pode ser a observação da posição corporal de um jogador e a técnica de remate. Uma filmagem pode permitir que o treinador analise como o jogador bate na bola e perceba a técnica usando câmera lenta.
  • Psicológico: aqui é visto a importância do processo de pensamento interno de um jogador, em outras palavras, analisando como ele pensa, toma decisões, a concentração, a criatividade, a atitude competitiva, entre outros atributos.
  • Físico: este canto reconhece como o corpo pode ajudar o jogador a ter melhor rendimento, por exemplo, na velocidade, resistência, aceleração, impulsão e coordenação.
  • Social: o canto social analisa a importância de trabalhar bem com outras pessoas, ao envolver-se no trabalho em equipe e espirito de entreajuda, comunicação e liderança. Por exemplo: o vídeo pode mostrar a confiança e o relacionamento entre jogadores. Esta análise pode auxiliar um treinador no planejamento de sessões com atividades lúdicas de equipe, com o intuito de ajudar a aumentar os índices de confiança e auto-estima ou para construir uma maior relação sócio-afetiva entre a equipe.

Portanto, o modelo inglês dos 4 cantos é uma estrutura que incentiva o desenvolvimento do jogador na totalidade. As 4 vertentes buscam aprimorar o jogador nos tópicos que estão presentes numa partida de futebol. Relembrando que todos os jogadores podem ser expostos a esta metodologia, independente da idade ou habilidade.

Confira abaixo um episódio em nosso Podcast sobre o assunto:

Contato do autor
E-mail: diogorunafutebol@gmail.com
WhatsApp: +351 961082732

Para receber conteúdos como esse em seu e-mail, participe da nossa Newsletter.

Receba informações no seu e-mail: