Se encerrou hoje, dia 26, no Hotel Royal Palm Hall, em Campinas (SP), o X Seminário Nacional de Formação Esportiva. O evento foi organizado pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
O evento foca principalmente na capacitação e treinamento de gestores de clubes dos mais diversos esportes. Nele, são discutidas as políticas de formação de atletas e planejadas, em conjunto com os clubes formadores, as ações a serem realizadas em cada ciclo olímpico, por meio de reuniões, painéis de debate, workshops, plantões técnicos e jurídicos, além de palestras técnicas. e motivacionais.
No primeiro dia do evento, um painel foi aberto com o objetivo de discutir sobre o papel dos clubes na preparação de atletas para os Jogos Olímpicos de Paris. O debate contornou a participação de dirigentes e presidentes de grandes associações do esporte nacional. A discussão foi mediada pelo medalhista olímpico Emanuel Rego, lenda do vôlei de praia e embaixador do CBC.
Já no segundo dia, as palestras foram iniciadas com o jornalista Álvaro José, que discutiu sobre os Jogos Olímpicos dos últimos 40 anos e declarou o impacto dos clubes nesses ciclos.
“A palestra foi focada na minha experiência de 11 Olimpíadas e tudo aquilo que os clubes puderam fazer para que a performance fosse significativa. Temos grandes exemplos de equipes que foram extremamente relevantes nesse período, como Pinheiros, Flamengo e São Paulo. Nós não teríamos esporte olímpico no Brasil sem eles e precisamos enaltecer o esforço desses Clubes”, disse Álvaro ao site oficial do CBC.
No terceiro e último dia de seminário, dentre os diversos momentos oferecidos, os profissionais presentes discutiram os papéis do governo federal por meio do Ministério do Esporte (MESP) na promoção do esporte no país, em um painel mediado por Diego Tonietti, Gerente de Esportes, Comunicação e Tecnologia.
O seminário se encerrou após três dias de muitos conhecimentos e trocas de experiências entre profissionais que têm como objetivo principal contribuir com o crescimento contínuo do esporte nacional.