Na última semana, a diretoria do Santos acertou a contratação de dois analistas de mercado para integrarem o departamento de Análise e Desempenho do clube. Fernando Ziskind e Thiago Gasparino chegam ao Peixe e irão trabalhar ao lado de Júlio Resende.
Fernando Ziskind
![](https://cienciadabola.com.br/wp-content/uploads/2024/07/Fernando-Ziskind-1.webp)
Fernando Ziskind é formado em Educação Física e especializado em “Bioquímica, Fisiologia, Nutrição e Treinamento Desportivo”. Ele iniciou sua trajetória no futebol em meados de 2005 como assistente técnico na Motorola/FAJ/Jaguariúna, equipe da primeira divisão de futebol feminino de São Paulo. Após essa oportunidade, Fernando teve passagens como treinador da categoria sub-15 no FC Golden State, dos Estados Unidos. Em sua volta ao Brasil, o profissional trabalhou nas categorias de base do Mogi Mirim e do Vitória, até se transferir ao Atlético Mineiro, seu último clube.
Thiago Gasparino
![](https://cienciadabola.com.br/wp-content/uploads/2024/07/Capa-NOTICIAS-e-artigos-no-SITE-5-1.png)
Já Thiago Gasparino iniciou sua carreira no futebol em meados de 2016, quando foi gerente do Clube Atlético Linense. Após essa passagem, o profissional trabalhou em clubes como Athletico Paranaense, Coritiba, Inter de Limeira, Novorizontino, Remo, Real Valladolid da Espanha e Corinthians. Em todos esses clubes, Thiago atuou na área de scout e também como diretor executivo, sendo bastante vencedor ao longo de sua carreira, com títulos como a Conmebol Sul-Americana e a Copa do Brasil.
“A partir desse momento, vamos criar processos onde você consiga analisar e pesquisar de que forma o jogador foi indicado, por quem foi contratado, quais as razões que levaram o Santos contratar esse jogador. Então nós vamos criar esse processo a partir de agora, onde tudo ficará documentado com as suas devidas responsabilidades”, ressaltou. “É uma reconstrução nesses detalhes. Não são visíveis para o público, mas são fundamentais para que o Santos alcance o nível de excelência e dê resultados” disse o presidente do Santos Marcelo Teixeira sobre as funções dos novos contratados.