
Do campo aos dados!
Aprenda a observar o jogo, escolher métricas relevantes e transformar dadosem análise aplicada
ONLINE - ACESSO IMEDIATO
20 horas de curso
Aplicar métodos de análise para avaliar o desempenho coletivo e individual em jogos e treinos.
Interpretar métricas e indicadores-chave para gerar relatórios estratégicos para a comissão técnica.
Compreender e selecionar métricas relevantes de acordo com o modelo de jogo e os objetivos da análise.
Criar análises que conectam observação de jogo e dados para decisões mais assertivas.
6 Aulas gravadas online
Aulas Extras
Acesso imediato
Acesso por 1 ano
Certificado em PDF (20h)
Almanaque de artigos
• Funções e responsabilidades do analista e a integração com as áreas técnicas, físicas, psicológicas, médicas e outros departamentos do clube.
• Tipos de análise: técnico-tática, de adversários e individual.
• Ferramentas e plataformas mais usadas (exemplos).
• Fluxo de trabalho antes, durante e após jogos e treinos.
• Como fazer análise de acordo com o modelo de jogo da equipe.
• Metodologia de observação: o que e como registrar durante treinos e jogos.
• Codificação de eventos e categorização de lances.
• Segmentação do jogo: ataque, defesa, transições e bolas paradas.
• Diferença entre dados brutos e indicadores-chave de performance (KPIs).
• Principais métricas: Expected Goals (xG), Progressive Passes, PPDA e outras.
• Uso de bancos de dados (exemplos) para extração de informações.
• Identificação de padrões e tendências em equipes e atletas.
• Estrutura e formatos de relatórios: técnico, executivo e de scouting.
• Boas práticas de visualização: gráficos, tabelas, vídeos e dashboards.
• Adaptação da linguagem ao público-alvo (treinador, diretoria, atleta).
• Estudo de caso: análise e interpretação de um relatório real.
• Identificação de sistemas e modelos de jogo.
• Avaliação da organização ofensiva, defensiva e das transições.
• Análise de bolas paradas (escanteios, faltas, jogadas ensaiadas).
• Identificação de padrões e comportamentos táticos da equipe.
• Avaliação individual: aspectos técnicos, táticos, físicos e mentais.
• Construção de perfis e relatórios de atletas.
• Integração entre análise de desempenho, scouting e outros departamentos.
• Estudo de caso: comparação de jogadores.
*As aulas foram gravadas em 2025
João Bonfatti trabalha como Coordenador do setor de Análise de Desempenho do profissional do América-MG...
Mylena atualmente exerce a função de analista de desempenho nas categorias de base do Atlético-MG...
Felipe Bonholi é Analista de Desempenho nas categorias de base do Palmeiras...
Investimento:
Em até 12x de:
De: R$ 890,00
por: até 12 parcelas de:
ou R$ 490,00 à vista*
Após a compra, você receberá um e-mail com os dados de acesso à área do aluno.
*Ao continuar você concorda e aceita os Termos de Contrato.
Carga horária de 20 horas.
Sim. O certificado valida sua conclusão no curso e pode ser usado no mercado como atualização profissional.
Faculdades e universidades aceitam os certificados que emitimos como extensão ou horas extracurriculares.
Mas, cada instituição de ensino tem suas próprias regras sobre os certificados.
Lembrando que emitimos um Certificado equivalente a cursos e eventos livres. Não é diploma.
Não enviamos certificados por e-mail. O Certificado em PDF é emitido na Hotmart após o aluno assistir todas as aulas e finalizar o curso.
Não. Os eventos e cursos do Ciência da Bola são eventos livres regidos pela Lei nº 9.394 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Decreto Presidencial nº 5.154 de 23 de julho de 2004 e as normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC (art. 7º, § 3º) de 7 de outubro de 1999, no qual não exige aprovação pelo MEC.
Ciência da Bola 2026 © Todos os direitos reservados
João Bonfatti atualmente trabalha como Coordenador do setor de Análise de Desempenho no América-MG. Antes disso, teve passagens pelo Vasco da Gama, onde atuou em diferentes categorias: foi auxiliar técnico do Sub-20, treinador interino do Sub-17 e auxiliar técnico do Sub-17.
Atuou também pelo Atlético-MG, onde desempenhou o papel de auxiliar técnico do Sub-15. No Corinthians, auxiliar técnico do Sub-14, além de exercer a função de supervisor metodológico.
Sua formação inclui o Bacharelado em Futebol pela Universidade Federal de Viçosa e a Licença B da CBF Academy, o que reforça sua base teórica e prática no desenvolvimento de atletas.
Mylena Baransk é doutora em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná e mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, onde também concluiu sua graduação em Educação Física – Bacharelado. Especialista em futsal com foco em análise de desempenho, atuou como docente em cursos do ensino superior e analista de desempenho no futebol.
Atualmente, exerce a função de analista de desempenho no Clube Atlético Mineiro, onde trabalha desde agosto de 2024. Antes disso, desempenhou a mesma função na Associação Ferroviária de Esportes entre março e agosto de 2024, atuando em Araraquara, São Paulo.
Além da atuação em clubes, possui experiência acadêmica como docente, tendo lecionado na UniCesumar entre julho e outubro de 2023, em Curitiba, Paraná. Também foi professora na UNIFATEB, onde atuou por quase três anos, de fevereiro de 2021 a outubro de 2023, em Telêmaco Borba, Paraná.
Com forte presença na área de análise de desempenho no futebol, também é CEO da Statisticsfut, onde se dedica ao desenvolvimento de conteúdos e estratégias voltadas à análise estatística e desempenho esportivo.
Felipe Bonholi integra a equipe do Palmeiras como Analista de Desempenho no Centro de Formação de Atletas (CFA), contribuindo para o desenvolvimento e acompanhamento de jovens talentos.
Antes disso, acumulou cinco anos de experiência na Ferroviária, onde atuou como Analista de Desempenho da equipe profissional, e no São Carlos Futebol Clube na mesma função.
Sua formação acadêmica inclui Bacharelado em Administração de Empresas pela UNIARA (2014–2017) e graduação em andamento em Educação Física pela mesma instituição, iniciada em 2019.
Com sólida base teórica e ampla experiência prática, Felipe Bonholi se destaca por sua capacidade de integrar análise técnica, gestão e visão estratégica no contexto esportivo, contribuindo para o desempenho e evolução de atletas e equipes.
Pedro Menezes é o novo Coordenador de Performance das categorias de base do @atletico.
Formado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (RJ), possui doutorado em Biodinâmica do Movimento Humano pela UFRJ.
Nos últimos seis anos, atuou no futebol profissional e de base do Flamengo, integrando tecnologia esportiva e ciência aplicada ao alto rendimento.
Leandro Spinola é Sports Science Director no FC Tulsa (Estados Unidos). Trabalhou também no Memphis 901 FC na mesma função.
Experiências no Corinthians, onde foi treinador de força e potência na base; Preparador físico no Ituano e no Grêmio Esportivo Brasil; e gerente de futebol no Guarani e no Luverdense.
Bacharel em Educação Física pela Unicamp, Mestrado em Saúde e Educação Física pela UNESP e MBA em Gestão de Pessoas e Liderança Organizacional pela Universidade Brasil.
Assim que o curso tiver com nova turma te avisaremos!
Assim que o curso tiver com nova turma te avisaremos!
Assim que o curso tiver com nova turma te avisaremos!
Assim que o curso tiver com nova turma te avisaremos!
Insira seus dados abaixo:
Wesley Luiz Fernandes atua como Preparador Físico de Força, Condicionamento e Return to Play no Red Bull Bragantino. Também é fundador da SPAI, empresa focada em Inteligência Artificial, desenvolvimento de sistemas e pipelines de dados.
No esporte, trabalhou em clubes de futebol como Atlético-MG e América Locomotiva.
Possui formação em Ciência do Esporte (Mestrado e Bacharelado pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG) e cursa Engenharia de Software (UniCesumar).
Matheus Gasques é Coordenador de Performance da Chapecoense.
Experiências também como Coordenador de Performance na base do Red Bull Bragantino e do Club Sporting Cristal (Peru). Foi Preparador Físico no Atlético Mineiro, Santos, América-MG, Corinthians, Barueri e Inter de Limeira.
Possui graduação em Educação Física com Especialização em Treinamento no Futebol e Licenças da CBF e AFA.
Nathália Arnosti é uma profissional de destaque na área de Fisiologia do Esporte e Preparação Física, com sólida formação acadêmica e ampla experiência no futebol brasileiro.
Bacharel e mestre em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba e doutora pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ela construiu uma carreira marcada pela integração entre ciência e prática esportiva.
No cenário dos clubes, já contribuiu com equipes como Athletico Paranaense, Red Bull Bragantino, Palmeiras, Audax, Ferroviária e Ponte Preta. Em janeiro de 2024, assumiu o cargo de fisiologista do Cruzeiro, reforçando seu papel como referência no acompanhamento e otimização do desempenho esportivo.
Rodrigo Aquino é professor na Universidade Federal do Espírito Santo, onde atua no Departamento de Desportos e como docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado e Doutorado).
É líder do Grupo de Estudos Pesquisa em Ciências no Futebol (GECIF/UFES) e coordenador do Programa Academia e Futebol (Núcleo UFES), financiado pelo Ministério do Esporte. Seu trabalho envolve a coordenação de projetos técnico-científicos em parceria com categorias de base e equipes profissionais de futebol no Brasil.
Rodrigo é graduado em Educação Física e Esporte pela USP, com especialização em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto. Concluiu o mestrado e doutorado em Ciências também pela USP. Acumula experiência prática no futebol desde 2015 como fisiologista e preparador físico em clubes profissionais, além de atuar como treinador e coordenador técnico em categorias de base. Reconhecido academicamente, está entre os 10 cientistas do esporte mais produtivos da América Latina em publicações científicas relacionadas ao futebol.
Neto Pereira é Coordenador de Performance na base do Vasco da Gama.
Trabalhou como Head Performance and Fitness Coach no FC Semey (Cazaquistão); foi Preparador Físico no Confiança e Head of Performance and Health no Avaí. Também exerceu o cargo de Coordenador de Performance e Fisiologista no Confiança e Fisiologista no CRB.
Possui Mestrado em Saúde e Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe e Especialização em Desempenho Humano pela Universidade Tiradentes.
Rafael Grazioli, natural de Canoas (RS), é formado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde também concluiu mestrado e doutorado em Ciências do Movimento Humano.
Com nove anos de experiência atuando como coordenador científico e fisiologista no futebol profissional, ele passou as últimas três temporadas no Guarani de Campinas (SP) antes de ser anunciado pelo Criciúma em janeiro de 2025.